sexta-feira, 8 de abril de 2011

Ser Humano

Esses dias um professor meu fez essa pergunta: "Qual é a diferença entre SER humano (verbo) e ser humano (substantivo)?". De cara milhares de idéias vieram à minha cabeça e a discussão em sala foi se desenrolando. A priori, percebi como que o ser humano visto friamente é uma coisa ridícula: medíocre, esperando o relógio bater um metrônomo de ilusões, até que um dia alguém dê corda novamente e o faça dar o novo andamento da sua música ou, simplesmente, até que o pêndulo pare de bater. Então, percebi como SER humano é algo que requer virtuose, requer técnica e paciência.

Quando escutamos ser humano (substantivo) logo pensamos no Homo sapiens, vindo do latim: homem "sábio". Pensamos logo numa criatura que derivou de criaturas menos derivadas e que, embora frágil, é de sucesso biológico indiscutível: capaz de povoar todo e qualquer canto do planeta. E como qualquer criatura, é suscetível à ação de seu instinto. É animalesco, egoísta e territorialista.

Agora, quando escutamos SER humano (verbo) pensamos logo naqueles que nos inspiram todos os dias: nos heróis das histórias, nas estrelas o rock, nos diretores que escrevem filmes comoventes que nos fazem chorar. Esse verbo de certa forma carrega no seu significado algo sublime. Repito: SER humano é algo que requer virtuose, requer técnica e paciência. Estamos sujeitos a errar e a ter medo e cabe só ao perfeito mais corajoso reconhecer que essas coisas existem e acontecem. E são essas pessoas, e somente essas, que são capazes de reconhecer a boa música, sentir amor de verdade e viver realmente feliz.

Esse foi um desafio que eu topei hoje mesmo. Eu vou passar tardes inúteis jogando video game, eu vou ter manhãs preguiçosas e sentir AQUELA vontade de não levantar. Vou sentir ciúmes da mulher que eu amo. E vou querer morrer o dia que os meus pais não estiverem mais aqui comigo. Mas não serão essas coisas que formarão o meu caráter, as minhas escolhas serão minhas e nadarei contra a corrente o quanto for preciso. Deixo um recado aqui a todos aqueles (poucos) que lêem essas postagens. Eu não sou poeta, não sou culto, não sou revolucionário. Segundo a imagem que eu vi no orkut de uma amiga minha, a única coisa que eu tenho em mãos é o acesso à internet. Mas deixo aqui um pedido para que todos pelo menos tentem ser humano por um dia.

Todas as armas que precisamos para alcançar tudo aquilo que almejamos. Todas as escolhas, todas as opções. Está tudo em nossas mãos. Tudo que precisamos fazer é deixar de derivar e começar a nadar. Tudo está nas nossas mãos. Nós só precisamos lutar.

Um abraço do Jackie =]

2 comentários:

  1. Muito bem escrito. :) Bela mensagem que fica.

    ResponderExcluir
  2. depois de ler o que você escreveu a primeira coisa que me veio a cabeça foi: é, e quando eles sobem no palco, consigo sentir que são humanos e me fazem um pouco mais também...
    vamos nadar juntos x)

    Beijos

    ResponderExcluir